quinta-feira, janeiro 07, 2010

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL


O Sporting, actual 5º classificado da Liga Portuguesa, considerado um dos 3 “grandes”, a par de FC Porto e SL Benfica, do Futebol Português, atravessa um momento delicado. Após 4 anos sob o comando de Paulo Bento (coisa rara no futebol português esta longevidade de um treinador no banco de um clube apenas), esta época chegou ao fim esse legado. Com uma aparente debilidade financeira de há uns anos para cá, pouco investimento tem sido feito na equipa de futebol. Hoje em dia é sem dúvida dos plantéis dos 3 “grandes” o que apresenta mais limitações. Com uma aposta historicamente muito forte na formação, a verdade é que os últimos “frutos” dessa aposta não tem dado nem desportiva nem financeiramente o retorno desejado. Esta época contratou Carlos Carvalhal (na minha opinião pessoal, não é treinador para clube grande) e o cinzentismo das exibições mantêm-se. Pelo menos por enquanto. Apostado em investir forte neste mercado vamos ficar atentos ao panorama da 2ª Volta.

FIGURA DA 1ª VOLTA – Miguel Veloso. Parece finalmente começar a ultrapassar todas as polémicas ao seu redor e concentrar-se mais em ser jogador de futebol. Tem qualidades muito valiosas para deixar passar em branco a sua carreira.

CONTRATAÇÕES DE INVERNO:
João Pereira
– Velocidade, garra e alguma técnica. Um dos melhores laterais a jogar em Portugal e que deixa tudo pela equipa. Contratação importante do Sporting. Pela qualidade futebolística e pela confiança que pode passar aos companheiros de sector.
Florent Sinama-Pongolle – Faz da explosão e da velocidade a sua imagem de marca. Nos maiores desafios da sua carreira tem falhado (Liverpool e At. Madrid) mas quando se tem jogadores como Kuyt, Torres, Aguero ou Forlán pela frente isso é desculpável. Esteve em bom plano no Huelva e pode ter alguma relevância no Sporting. Não é jogador para fazer história.

NOTAS POSITVAS – É difícil encontrar alguma… Talvez o renascimento de Veloso.

NOTAS NEGATIVAS – Antes de mais, José Eduardo Bettencourt. Se podia investir no futebol que o fizesse no início da época e não depois da mesma estar perdida. Vamos dar o benefício da dúvida de quem quer começar a criar rotinas com novos jogadores já para o próximo ano. João Moutinho e Anderson Polga têm estado muito abaixo do esperado. Adrien Silva nunca será um grande jogador e Pedro Silve nunca deveria ter vestido a camisola do Sporting.

2 comentários:

João Marques disse...

lampião é o que tu és e mais nada notas positivas só uma e uma data de negativas

EK disse...

Caro João Marques.

Se leres com atenção há muito de positivo n minha análise.

Abraço.