terça-feira, janeiro 05, 2010

FUTEBOL CLUBE DO PORTO


O clube de Jorge Nuno Pinto da Costa. Digo isto porque sinceramente não me lembro do nome de um único presidente do FC Porto antes de Pinto da Costa. Mas não faz mal porque duvido que alguém se lembre. O clube português mais vencedor além-fronteiras. Bem, no que diz respeito a esta época como se sabe é o actual 3º classificado da Liga e tem feito um campeonato que para os seus adeptos tem sido algo decepcionante. Na minha opinião continua a ser uma equipa forte mas que não tem conseguido encontrar-se plenamente esta época. Escusado será dizer o óbvio: Nem Falcão é Lisandro e é um insulto para Lucho ser comparado com Belluschi que está a anos-luz de “El Comandante”. Parece-me também que Jesualdo Ferreira está prestes a encerrar um ciclo no Dragão (veremos se com Penta ou não).

FIGURA DA 1ª VOLTA – Varela pela eficácia. Jogador decisivo quando interveio. É uma pena para o FC Porto que não tenha podido contar mais com ele mas a 2ª Volta está aí e adivinha-se a rampa de lançamento para a confirmação de mais um belo talento saído da Academia de Alcochete.

CONTRATAÇÕES DE INVERNO – Como se sabe o Dragão ainda não atacou nesta janelinha de mercado. Surpreende-me que não o faça pois poderá ser necessário alguém que desequilibre a balança com mais clarividência naquele meio-campo quando a hora das decisões começarem a chegar. Guarín não pode jogar com Meireles e Fernando. Pode eventualmente substituir um deles mas não jogar com eles. Valeri parece ter potencial. Veremos se o confirma algures ainda nesta época.

NOTAS POSITIVAS – A competitividade sempre presente nas equipas do tetra-campeão. A passagem de forma categórica na primeira fase da Liga dos Campeões. Não esquecer a recuperação de Miguel Lopes e Orlando Sá. Jovens portugueses com valor e que podem dar muito jeito nesta segunda volta.

NOTAS NEGATIVAS – O que há de negativo neste Porto tem nomes: Jesualdo Ferreira pelas suas hesitações em alguns momentos; Hulk porque esperava-se muito mais dele; Rodriguez pelas mesmas razões de Hulk. Para além disso o não aproveitamento de Nuno André Coelho parece-me disparatado!

Sem comentários: