segunda-feira, janeiro 11, 2010

SPORT LISBOA E BENFICA


O maior clube Português para muitos. Uma história recheada de títulos a nível nacional e internacional e um prestígio único de um clube Português no Universo do Futebol Mundial. Nos últimos 20 anos sofreu um enorme revés no seu estatuto somando épocas falhadas umas atrás de outras. Muitos apostam que esta será a época do renascimento.
É o 2º classificado da Liga Portuguesa neste momento. Depois de uma primeira volta brilhante, espectacular até, conseguiu atingir por esta altura o melhor registo dos últimos 15 anos. O melhor ataque da Liga graças a um Futebol de ataque continuado e com muitas goleadas pelo caminho. O Benfica reforçou-se bem esta época, desde logo com Javi Garcia e Ramires. Aimar e Di Maria subiram rendimentos. Cardozo manteve o nível altíssimo e o Benfica contratou Saviola que é como o algodão.. Não engana! Recuperou David Luiz para a sua posição e tem o plantel mais equilibrado do Campeonato Português. Jorge Jesus, profundo conhecedor e estudioso das tácticas está ao leme de um “Ferrari” em potência. Na minha opinião o mais sério candidato ao título.

FIGURA DA 1ª VOLTA – David Luiz. É um gladiador! Jogador de uma entrega transcendente é hoje em dia a imagem verdadeira do que significa a mística do Benfica. Requintado, sempre com a cabeça levantada tem potencial para fazer história no Benfica. Uma bela continuação da tradição de grandes centrais brasileiros que passaram pelo Benfica (Mozer, Ricardo Gomes, Aldair e Luisão..).


CONTRATAÇÕES DE INVERNO:
Alan Kardec
– É visto como um jogador de futuro. Muito provavelmente só terá algum impacto nesta época em razão de alguma ausência forçada de Cardozo por castigo ou lesão. Jogador poste, internacional pelo Brasil e bem cotado por terras de Vera Cruz. Se se adaptar ao Futebol Português os benfiquistas podem contar com um goleador.
Airton Santos – Mais um jogador com os olhos no futuro do Benfica. Tal como Kardec terá que esperar por uma ausência de Javi Garcia o titular indiscutível como “6” do Benfica. Viril e raçudo. Esperemos que não use em doses muito grandes a violência que traz nos genes.
Éder Luís – Não será tanto uma aposta de futuro como os outros dois. No entanto terá que esperar ausência de Saviola. Jogador com bom recorte técnico, ideal para as tabelinhas na zona mais avançada do terreno. Pena a sua irregularidade. A corrigir na sua passagem pela Luz.

NOTAS POSITIVAS
– Jorge Jesus por tudo e mais, por colocar dois grandes jogadores a renderem bastando para isso colocá-los nas suas posições: David Luiz e Pablo Aimar. As contratações feitas no início da época. A passagem categórica da primeira fase na Liga Europa. A imagem de classe mas também de raça que a equipa passeia nos relvados.


NOTAS NEGATIVAS – Demasiados excedentários no plantel. (Só para dar um exemplo, o Benfica tem como centrais: Luisão, David Luiz, Sidnei e Miguel Vítor; Roderick Miranda; Zoro e Halliche; Fábio Faria. Para quê?) Os nervos que (embora melhorado este ano) a equipa exibe em alguns momentos do jogo. A incapacidade de dar a volta aos resultados negativos durante os jogos.

Sem comentários: