sexta-feira, março 16, 2012

UMA COISA RÁPIDA E SEM MUITA IMPORTÂNCIA

Interessa que as pessoas saibam que, um dia, "tão jovem" ou "velhinhas", qualquer pessoa vai morrer. Interessa portanto saber que não há nada que justifique sermos negativos com a vida. Alguém somos logo à partida.
E é sendo positivos que poderemos tirar partido dela ao máximo.

quarta-feira, março 14, 2012

"EU DIGO TUDO O QUE PENSO..."


Tenho naturalmente o hábito de restringir os meus pensamentos. Dificilmente uma palavra impensada escapa da minha língua ou caneta. A experiência ensinou-me que o silencio é parte da disciplina espiritual de um verdadeiro devoto. Encontramos tantas pessoas impacientes para falar. Toda essa conversa dificilmente tem qualquer beneficio para o mundo. É um grande desperdício de tempo. A minha timidez tem sido na realidade o meu escudo, a minha armadura. Ela permitiu-me crescer. Foi ela que me ajudou no meu discernimento da verdade.

Gandhi

JULGAMENTO

Havia numa aldeia um velho muito pobre, mas até reis o invejavam, pois ele tinha um lindo cavalo branco...
Reis ofereciam quantias fabulosas pelo cavalo, mas o homem dizia:
- Este cavalo não é um cavalo para mim, é uma pessoa. E como se pode vender uma pessoa, um amigo ?
O homem era pobre, mas jamais vendeu o cavalo. Numa manhã, descobriu que o cavalo não estava na cocheira. A aldeia inteira se reuniu, e disseram:
- Seu velho estúpido! Sabíamos que um dia o cavalo seria roubado. Teria sido melhor vendê-lo. Que desgraça.
O velho disse:
- Não cheguem a tanto. Simplesmente digam que o cavalo não está na cocheira. Este é o fato, o resto é julgamento. Se se trata de uma desgraça ou de uma benção, não sei, porque este e apenas um julgamento. Quem pode saber o que vai se seguir ?
As pessoas riram do velho. Elas sempre souberam que ele era um pouco louco. Mas, quinze dias depois, de repente, numa noite, o cavalo voltou. Ele não havia sido roubado, ele havia fugido para a floresta. E não apenas isso, ele trouxera uma dúzia de cavalos selvagens consigo.
Novamente, as pessoas se reuniram e disseram:
- Velho, você estava certo. Não se trata de uma desgraça, na verdade provou ser uma benção.
O velho disse:
- Vocês estão se adiantando mais uma vez. Apenas digam que o cavalo está de volta... quem sabe se e uma benção ou não? Este e apenas um fragmento. Você lê uma única palavra de uma sentença - como pode julgar todo o livro?
Desta vez, as pessoas não podiam dizer muito, mas interiormente sabiam que ele estava errado. Doze lindos cavalos tinham vindo...
O velho tinha um único filho, que começou a treinar os cavalos selvagens. Apenas uma semana mais tarde, ele caiu de um cavalo e fraturou as pernas. As pessoas se reuniram e, mais uma vez, julgaram. Elas disseram:
- Você tinha razão novamente. Foi uma desgraça. Seu único filho perdeu o uso das pernas, e na sua velhice ele era seu único amparo. Agora você está mais pobre do que nunca. O velho disse:
- Vocês estão obcecados por julgamento. Não se adiantem tanto. Digam apenas que meu filho fraturou as pernas. Ninguém sabe se isso é uma desgraça ou uma benção. A vida vem em fragmentos, mais que isso nunca é dado.
Aconteceu que, depois de algumas semanas, o país entrou em guerra, e todos os jovens da aldeia foram forçados a se alistar.
Somente o filho do velho foi deixado para trás, pois recuperava-se das fraturas. A cidade inteira estava chorando, lamentando-se porque aquela era uma luta perdida e sabiam que a maior parte dos jovens jamais voltaria.
Eles vieram até o velho e disseram:
- Você tinha razão, velho - aquilo se revelou uma benção. Seu filho pode estar aleijado, mas ainda está com você. Nossos filhos foram-se para sempre. O velho disse:
- Vocês continuam julgando. Ninguém sabe ! Digam apenas que seus filhos foram forçados a entrar para o exército e que meu filho não foi. Mas somente Deus sabe se isso é uma benção ou uma desgraça. Não julgue, porque dessa maneira jamais se tornará um com a totalidade. Você ficará obcecado com fragmentos, pulará para as conclusões a partir de coisas pequenas.

Quando julgamos deixamos de crescer. Julgamento significa um estado mental estagnado. E a mente deseja julgar, por estar em um processo que é sempre arriscado e desconfortável. Na verdade, a jornada nunca chega ao fim. Um caminho termina e outro começa: uma porta se fecha, outra se abre. Você atinge um pico, sempre existirá um pico mais alto. Aqueles que não julgam estão satisfeitos simplesmente em viver o momento presente e de nele crescer...

quinta-feira, março 08, 2012

NINGUÉM NASCE MULHER. TORNA-SE MULHER

Roubada daqui. Que beleza!

E QUE DIA!

Começo por dizer que quem não percebe o porquê de se comemorar o Dia Internacional da Mulher, não percebe nada de nada!
Desde o dia em que nascemos, ficamos logo a devê-lo a uma mulher. Por norma a mais importante nas nossas vidas. Na minha, definitivamente, apesar de já não a ter perto de mim.

E depois o tempo passa e traz-nos o perfume de umas, a sensualidade de outras, a inteligência de mais algumas e o companheirismo de uma e outra. A recordação de tantas. As mulheres são uma celebração por si só. Eu pelo menos tenho a sorte de poder dizer isto.

Continuem belas. Continuem a dar magia ao nosso Mundo.