quinta-feira, outubro 21, 2010

A INSUSTENTÁVEL GANÂNCIA DO SER

Há muitos, muitos anos, Jesus Cristo precisou de fazer uma longa viagem. Na época, essas viagens eram feitas a pé e, como tal, pediu a um dos seus companheiros de fé que o acompanhasse nessa jornada. Pedido que foi aceite.

Para a viagem, reza a história, que Jesus levou consigo 3 pães para a primeira refeição. Para ser dividido pelos 2, naturalmente. Quando pararam para comer, antes de iniciar a refeição, Jesus afastou-se por alguns minutos para preencher algumas necessidades. Quando regressou abriu o seu saco onde encontrou apenas 2 pães. Um deles tinha desaparecido. Sem que dissesse nada, comeram e seguiram caminho.

Na segunda paragem, optaram por abater uma pequena gazela para a refeição. Assim o fizeram e após terem comido, Jesus tocou pela primeira vez no assunto do desaparecimento do pão, questionando o seu companheiro:
- Meu companheiro. Peço-te em nome de Deus que digas a verdade. Juro-te que se o fizeres, ressuscitarei esta gazela que acabamos de comer, como prova da satisfação de Deus. Foste tu que tiraste o pão do meu saco?
O homem, apressou-se em desmentir e, sem mais insistência, seguiram caminho.

Chegados a um ponto, considerado sagrado por Jesus, houve nova confrontação:
- Em nome de Deus, peço-te a verdade. Só assim poderemos seguir caminho em Paz. Juro-te que dar-te-ei um monte de ouro, em troca da verdade.  - pediu Jesus.
- Juro por Deus!! Fui eu que o tirei. Peço perdão pelos meus pecados e prefiro não continuar a caminhada. Ficarei por aqui. - confessou, seu companheiro.
Jesus, usando os seus poderes, fez com que aparecesse o prometido monte de ouro e, deixando-o, prosseguiu caminho.

Sózinho, com um monte de ouro, sem forma de transportá-lo, cedo foi alvo de uma tentativa de assalto. Mas o assaltante estava na mesma situação.. Sem forma de transportá-lo. Foi então que combinaram que enquanto um ficava a guardar o monte, outro trataria de ir arranjar transporte. E assim fizeram.

A caminho da cidade, o assaltante - encarregue de arranjar transporte - congeminava na sua cabeça: "Se eu chegar lá, já com o transporte e matá-lo de rompante, ficarei com tudo para mim!"

Por outro lado o outro pensava: "Vou preparar uma comida e colocar apenas algum do veneno que trago comigo. Assim, quando ele chegar com o transporte dar-lhe-ei de comer e quando ele morrer, ficarei com tudo para mim."

E assim foi: O primeiro, chegou da cidade com o transporte, matou o segundo de rompante e depois, refastelou-se com a comida que encontrou pronta antes de partir. Morreu antes de fazê-lo.

Jesus no regresso da sua caminhada encontrou o cenário: Dois homens mortos e um monte de ouro abandonado. O resultado da ganância.

Sem comentários: