sexta-feira, novembro 16, 2012

RACISMO

Nasci em Moçambique, numa família com origens na Índia. Convivi ao longo da minha vida maioritariamente com portugueses, por força da presença sempre muito importante em Moçambique desse povo que durante muitos anos foi o "dono" deste País.
Fui crescendo racista, confesso. Não era algo que nos ensinavam, estava implícito em quase tudo que se fazia e como se fazia. Uma cultura colonial bem vincada na vida dos "brancos" que não se fartavam de referir aos nativos como "esses pretos de merda". Enfim, não preciso nem dizer que apesar de não me sentir minimamente culpado disso, também não me orgulho desse tempo.
Felizmente o ser-humano cresce e evolui. Nem todos é certo mas, estar no grupo de quem o fez é altamente compensatório.
Hoje o mal ainda existe e há quem nunca mudará até morrer. Porque lá está, não importa a cor da pele para se ter uma ignorância tamanha como a de quem permanece no erro.

O povo africano e os negros na sua generalidade foram sujeitos a algumas das maiores atrocidades da história da Humanidade e mesmo assim, tiveram força para se reerguer e se afirmar ao seu melhor nível. Só isso teria que ser suficiente para calar qualquer argumento racista.


4 comentários:

Luna disse...

sou contra qualquer tipo de segregação, somos todos seres todos temos direito ás mesmas oportunidades e nenhum de nós é melhor do que o outro, temos diferenças e temos de viver com elas
obrigada pela visita e comentário no meu cantinho

S* disse...

Grande homem. O racismo só existe porque ainda é tabu. Eu quero lá saber de cores.

EK disse...

luna, mas não há qualquer dúvida. Não há condição social, cor nem género que nos faça melhor do que qualquer outra pessoa. Não há nada.

S* O Freeman é grande!

Cidchen disse...

Racismo... isso não havia de existir em lado nenhum. As pessoas são todas elas seres humanos.