segunda-feira, fevereiro 14, 2011

SUBSTÂNCIAS

Arrisco-me a ser demasiado simplista ao escrever este post. Arrisco-me para a maioria porque para mim é o óbvio embora não tantas vezes aplicado num Mundo tão hipócrita como o desejado (não, não há erro). E sim, eu sei, ao fazê-lo estou a ser igualmente hipócrita mas, acreditem, é uma questão de senso (o bom) acima de tudo.

A simplicidade, essa monstruosidade, é por demais subvalorizada nos dias que correm. Muita gente já nem sequer percebe o conceito no seu estado mais puro. Duvido até que alguns saibam que tal coisa existe. Vamos lá perceber uma coisa. Ser simples, pode significar muito ou nada. Depende do prisma. Ser simples pode indicar que devemos ser honestos em qualquer circunstância. Há quem pense que não. Ser simples pode significar que não precisamos de fazer mais do que o necessário para atingir determinado objectivo. Há quem pense que não. O que é ser simples afinal?

Ninguém diria por exemplo que existe uma simplicidade tremenda nas pinturas de Boticelli. Mas para ele, aquilo era simples. Como simples é para o Beckham colocar uma bola à distância. E aqui está instalado um paradoxo. Percebem?

O que é mais importante? Ser simples ou fazer as coisas de uma forma simples?

Ser simples, sem dúvida! De um ponto de vista humano essa será sempre a primeira opção. Primeiro porque não invalida a outra e em segundo porque, antes de nos tornarmos no que quer que seja, somos gente. E as relações têm um impacto tremendo na nossa vida. Não são coisas que se percebam facilmente principalmente porque ninguém liga muito a isso. Arranjamos sempre a desculpa de que "é a vida!" e vamos caminhando como se o nosso futuro dependesse exclusivamente da nossa inteligência e dos nossos truques. E isso, como se sabe, é falso.

Há uns tempos, andava eu ainda por Lisboa, recebi a visita de uma amiga no escritório. Sobre ela é bom dizer que sempre tive uma relação muito física e excepcionalmente divertida. Confesso, sentia uma atracção tremenda por aquela miúda. Mas era físico, nada mais. Mas, como dizia, veio ao escritório e assim que entrou disse-me que precisava de ajuda porque estava numa embrulhada e não sabia como sair dela. Antes que ela continuasse pedi-lhe que fosse honesta. Só assim poderia eventualmente ajudá-la.
Contou-me tudo o que se tinha passado e no final encolhi os ombros e disse-lhe:
"É simples! Tal como pedi que fosses honesta comigo no início, sê com o teu patrão. Ele vai entender e perdoar, não tenho dúvidas. O que sugeres que seja feito é a pior das decisões porque por muito bem que possa correr desta vez, haverá sempre uma próxima em que vais tentar fazer o mesmo até ao dia em que fores desmascarada e, aí, já sabes o que te vai acontecer. O melhor caminho é, muitas vezes (mais do que aquelas que imaginamos). o óbvio. Faz o óbvio e o teu problema está resolvido."
Nunca mais me esqueço da resposta que ela me deu: "Isso é simples?? Estás doido! . Logo a noite venho ter contigo. Vou fazer como te disse mas se não me podes ajudar, não há problema nenhum"
Ao que eu respondi: "Não, não te estaria a ajudar se o fizesse. Por isso não contes comigo para isso."

Só para terem uma ideia, o que se passou foi o seguinte. Ela bateu com o carro da empresa. O carro estava alugado e o valor da franquia era muito alto. Então a menina tinha medo de apresentar o caso ao seu patrão. Vai daí teve uma ideia brilhante: Sugeriu que se arranjasse alguém, que roubasse um outro carro qualquer (o mais barato possível) e que pegasse nesse mesmo carro e fosse contra o carro com o qual ela acabava de bater e depois fugisse. Assim ela poderia dizer na empresa que alguém bateu no carro e não teria que assumir as responsabilidades. Assombroso!

No entanto é também assombroso perceber que esta hipótese era, para ela, a mais simples.

3 comentários:

M. disse...

Tu metes-te em cada uma....literalmente...lol

Boa a tua temática. E gostei dos argumentos e exemplos.

Simplicidade, numa mulher é algo demasiado abstracto (a mulhere a simplicidade).


Ser simples é àquilo a que aspiro...É muito complicado ser simples. Um estatuto só ao alcance dos grandes.

Complicado e complexo? Qualquer um pode ser...too easy...

Cidchen disse...

Ei lá, essa foi a forma mais simples que ela encontrou para tentar resolver o caso? Jazuuuus!

Eu vivo na simplicidade. :P

EK disse...

M.
Literalmente? Lol
Ser simples não é fácil. Mas é altamente gratificante. E tu tens tudo M.

Cidchen.
Como vês, aquela cabeça era um bocadinho complicada. Lol
Se vives na simplicidade decerto que vives bem.