Ponto prévio: Fosse sempre só futebol e em 10 jogos o Benfica venceria 10 contra o Fc Porcos. Com as equipas actuais, com os treinadores actuais, em qualquer momento.
Sobre os porcos:
Helton é um bom guarda-redes. Ainda asssim não chega para ser melhor que Roberto.
Sapunaru, Maicon, Rolando e Sereno. Se colocar David Luiz a lateral-esquerdo era um erro crasso, que dizer deste quarteto dos azuis? Não é com jogadores desta qualidade que se joga contra Saviola e Cardozo.
Fernando, Beluschi e Moutinho. Os dois primeiros jogaram mais que o permitido. O terceiro 'sportinguizou-se'. Não houve nenhum problema que tivesse saído daqui.
Varela e James. Varela foi o jogador mais perigoso. Até porque tem que justificar ordenados de épocas anteriores àquelas em que já representou os porcos. O outro nem sei quem é nem o que andou lá a fazer.
Hulk. O incrível! Bebé-chorão que é tão desastroso sem espaço como perigoso com ele. Tão pouco inteligente que, não fosse a força, seria mais um dos titulares indiscutíveis da Naval 1º de Maio ao lado de Fábio Júnior.
Sobre o André as expressões faciais falaram por ele. É um miúdo e ainda nem sabe bem o que faz.
No Glorioso tenho que destacar:
Luisão! É gigante. Quando penso em Luisão lembro-me de Ricardo Gomes. Lembro-me de Humberto Coelho. Lembro-me de Gamarra. Luisão é o estrangeiro com mais jogos pelo Benfica. É um dos históricos do Benfica. É um jogador que merece todo o nosso respeito pela sua entrega em campo e pela sua qualidade futebolística que é incontornável. É um jogador lento, pouco ágil. Mas o seu posicionamento é sublime. Luís Freitas Lobo disse sobre ele: "Em bloco baixo é um dos melhores defesas do Mundo". Não se enganou.
Sidnei. Seja ele dedicado e tem um potencial enorme, enorme. Não vamos ter qualquer problema em substituir - defensivamente - David Luiz. Para além de ser fisicamente muito forte é inteligente na marcação. Pena que as vezes esteja um pouco alheado do jogo.
Fábio Coentrão. Será o próximo a sair do Benfica para um grande Europeu. É um dos melhores do Mundo.
Cardozo. Grande jogo do paraguaio. Cardozo é, de facto, o único jogador verdadeiramente insubstituível no plantel. Ele e Luisão.
Jorge Jesus esteve bem desta vez. Acho que devemos dar graças a Deus por não termos cá o David Luiz e assim não houve a tentação de colocar o nosso pior defesa esquerdo em campo. Seja contra que jogador for, Fábio Coentrão será sempre a melhor opção para o lugar. Na ausência dele até o César Peixoto é melhor que o David Luiz. Foi ali que começamos a ganhar o jogo.
Quem se der ao trabalho reveja o trabalho defensivo do Fábio (primeiro) e do César depois quando frente-a-frente com Hulk. A forma como o portista não conseguiu penetrar para o espaço interior uma única vez é bem elucidativa da inteligência do posicionamento defensivo dos laterais que "sugeriram" sempre a linha a Hulk onde o mesmo limita-se.
César Peixoto é um péssimo atleta. Tem demasiadas limitações físicas para ser jogador sequer. Mas a sua inteligência é mesmo sublime. E é só por isso que ainda joga.
O árbitro bem tentou fazer o seu trabalho na segunda parte.. Mas já era tarde ..
2 comentários:
Concordo com quase tuso...
A minha paixão, neste momento, vai para Gaitan...Ou me engano ou vai ser um excelente jogador.
Luisão é um senhor (nem parece brasileiro...até a falar é um craque...)
Uma nota: p Porto tem razão de queixas do árbitro. Não me custa reconhecer que ficaram por marcar 3 penalties. Isso se o arbitros mantivesse o critério dos jogos anteriores...lol
Compensou com a expulsão de Coentrão...
O Gaitán vai mesmo ser um grande jogador. Só uma hecatombe poderá impedir isso, penso eu. Se comparares com o Sálvio por exemplo - que tem resolvido mais jogos - o Gaitán tem o dobro da classe e técnica. Há-de chegar lá.
Enviar um comentário