Independentemente da votação, para mim:
José Mourinho é o melhor treinador do Mundo.
Pep Guardiola é o melhor treinador para o Barcelona.
Vicente del Bosque foi o melhor que aconteceu a Espanha.
José Mourinho é o melhor por onde passa. Desde o viciado futebol português, passando pela terra do futebol directo e glorificado no país táctico. Em Espanha, vencerá. Não tenho a mínima dúvida.
O seu lugar é na história. Naquela em que só entram os vencedores porque no fim, o derradeiro objectivo é esse: vencer. E ninguém fá-lo tanto e tão bem como Mourinho. Repito, vencer. Jogar bem nem sempre quer dizer jogar bonito.
Pep Guardiola confunde-se com a história do Barcelona. É o protótipo prático perfeito para treinador daquele que é mais que um clube. Uma verdadeira religião. Um estilo próprio até na forma de jogar futebol. Sempre o foi mas atingiu o seu expoente máximo e isso, está bem reflectido na nomeção dos melhores futebolistas este ano. Nem Mourinho faria melhor em Barcelona nem Guardiola faria tanto em tantos lados. A verdade é que o futebol não é só o Barcelona. E aí, dúvidas tenho que Guardiola poderia fazer o mesmo, vencendo, em qualquer outra parte do Mundo.
Vicente del Bosque. Ora, é uma ijustiça para todos que aqui esteja. Guiou a Espanha ao seu primeiro título Mundial. Jogadores não faltaram. capacidade para lidar com eles também não. Mas .. foi um mês de competição. Enfim, o mérito é dele mas as comparações não são justas. De todo.
3 comentários:
Boa análise. Mourinho é pra jáo melhor. Mas gosto mais do futebol fo Guardiola...
Uma coisa é certa, por muito que não se goste dele, o homem enche-nos de orgulho!
M.
O futebol do Koeman também era bonito. Mas o Trapa é que foi campeão. :)
Uma Rapariga Simples.
Pois é. E as palavras de agradecimento até foram em português. Orgulhosamente.
Enviar um comentário