quinta-feira, novembro 25, 2010

AGORA MAIS A FRIO

Quem no final do jogo de ontem fosse olhar para as estatísticas e visse o resultado, rapidamente pensaria estar perante um erro qualquer ou dificilmente compreenderia o que se passou em campo. Mas como já há muito se diz, as estatísticas valem o que valem. A realidade, essa, por vezes é bem diferente.

Antes de escrever o que quer que seja sobre o jogo tive o cuidado de ler várias análises. Não para influenciar a minha mas para perceber como se sentem os benfiquistas depois de mais uma humilhação num espaço tão curto de tempo que foi entremeada com uma "falsa" goleada ao último classificado do nosso campeonato. E digo "falsa" porque, nem nesse jogo houve Benfica. Houve algo parecido.
8 derrotas em 18 jogos! 10 golos sofridos em 5 (!) jornadas da Champions. 11 golos sofridos em 11 jornadas no campeonato.

No conjunto, a equipa está muito diferente daquela que dignificou a nossa camisola no ano passado. Esta equipa jamais teria a capacidade de virar um resultado adverso como tivemos no ano passado frente à Naval.

O David Luiz não está cá. E se está então este não presta. Se queria sair e por não ter saído faz isto, não merece o Benfica. Atrasa-se a evolução de potenciais símbolos do Benfica - e falo de Miguel Vítor - porque um rapaz brasileiro já não está satisfeito em representar o Benfica. Em simultâneo atrasa-se a evolução de outro (Roderick) e acaba-se com a carreira de um terceiro (Sidnei) por, alegadamente, não ser tão bom. Não entendam mal. David Luiz é grandesíssimo jogador. Mas não basta parecer. Tem de ser, sempre!

Javi Garcia, sem Ramires é mais um. Confrangedora a forma como perde lances. Não está em forma? Porquê? Não entendam mal. Javi é grandesíssimo jogador. Mas não basta parecer. Tem de ser, sempre!

Gaitán e Sálvio no mesmo onze não funciona. Ponto. Gaitán ou Sálvio à direita com César Peixoto à esquerda sim. Já tive oportunidade de dizê-lo, é o melhor para esta equipa. Ajudem lá o Javi Garcia! Ou por outra Gaitán à esquerda com Amorim à direita.

Saviola não existe. Posição mais recuada no terreno? Dizem. A ser verdade só pode ser brincadeira. Caso contrário é bom que acorde. Porque nem se dá por ele em campo.

Agora pergunto eu: De quem será a culpa?
Luis Filipe Vieira é o maior culpado. Jorge Jesus é o segundo.

Mau planeamento da época a nível de contratações. Está mais que debatida a questão. Não vou falar de Rodrigo, Alípio, Roberto, Elias, Wesley, Victor, etc.. Já se sabe. Nem do Miguel Vítor coitado! LFV.
Mau planeamento geral: Eusébio Cup à beira da Supertaça e esta patética viagem a Angola. LFV.
Fernando Gomes na Liga. LFV.

Jesus, esquece os extremos. Adapta a equipa à realidade. É que a dinâmica está lá só que os intérpretes mudaram sabes? Coloca um duplo pivôt à frente da defesa, joga em 4-3-3. Tens o Jara o Cardozo e o Saviola para a frente. Ainda tens o Kardec, o Weldon, o Nuno.... Chega de avançados? Tens o Aimar para o vértice atacante do triângulo. Tens o Carlos Martins, o Airton, o Amorim e o Javi para jogar ali no meio campo. Sabias? Esquece o Sálvio!! Mostra que percebes de futebol e não que és um casmurro de merda!
E por favor: Sê humilde! Por favor.

Tudo o que está aqui escrito é no pressuposto de não haver mais problemas do que estes. Desconfio que os haja. É hora de perguntar:

NÃO PODEM OU NÃO QUEREM?

2 comentários:

M. disse...

Não consigo responder. Gostei da tua análise. gosto muito do Gaitan. Tivesse ele um nome mais curto...

EK disse...

Tivesse ele un nome mais curto e dava música.