terça-feira, agosto 10, 2010

O CANTO DOS PARDAIS

Vi ontem um filme iraniano interpretado por Reza Naji e realizado por Majid Majidi - isto só serve para quem gosta de cinema alternativo - cuja história retrata a pobreza e as dificuldades que grande parte do povo daquele País tem de enfrentar. Fala da luta diária, física e mental, que um Pai de família tem de promover para conseguir uma refeição minimamente digna. Um filme que recomendo. Tenho passado ao longo da minha vida por locais onde essa realidade está sempre presente.

A propósito, lembrei-me de um homem que conheci quando vivi em Lisboa. Um homem sereno, pai de 3 filhos. Sapateiro de profissão. Exercia a sua profissão de uma forma muito esforçada, as mãos tinham marcas que não deixavam esquecer isso. O cubículo onde fazia os arranjos obrigava-o a ficar sempre inclinado porque não tinha altura suficiente para que se pudesse parar de pé lá dentro.
Conhecia-o bem. Foi um grande amigo do meu Pai, amizade que vinha de uma juventude vivida em África. Bons tempos!, diziam. Era um homem feliz, simpático e amigo dos seus amigos. No dia do seu funeral, lembro-me particularmente de estar com a Sílvia - uma grande amiga de quem tenho muita saudade - e ela ter comentado comigo o quão triste foi a vida de um homem com tanta bondade. Eu simplesmente respondi:
´- Ele foi um herói Sílvia. Um herói verdadeiro.'

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu assisti ao filme "O canto dos Pardais" também, hoje, 29/08. Fiquei muito chocado com tanta popbreza, mas ao mesmo tempo, uma família tão amorosa...

EK disse...

É verdade caro Anónimo. A vida está cheia de paradoxos.

Anónimo disse...

Gostaria muito de conseguir este filme. Estou procurando faz tempo e não consigo.Você pode me dar alguma pista?
Meu e.mail. jsalomao@terra.com.br
Obrigado.
P.S. Também gostaria de conseguir Um táxi para a escuridão.

Eduardo Pereira Neto disse...

Um dos filmes mais emocionantes que assisti,apesar de singelo,mais de uma profundidade de valores que o tornam emocionante.......