sábado, abril 24, 2010

ALDO NAOURI - A INTELIGÊNCIA EM FORMA DE PEDIATRA

Um artigo para todos os pais e educadores (os que já são e os que vão ser). Para ler e ponderar.
Todos temos consciência de que hoje em dia se caiu no exagero.
É preciso voltar a encontrar o equilíbrio, como se costuma dizer em português corrente: “Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.”

Os pais têm de recuperar a autoridade perdida e deixarem de querer agradar aos filhos, ou o mundo estará perdido, afirma um dos mais famosos pediatras do mundo. Fomos saber porquê.

Catarina Fonseca/ACTIVA
10 Fev. 2010

Confesso que ia um bocado amedrontada. Afinal, ia entrevistar um dos homens responsáveis por um dos maiores escândalos educativos das últimas décadas, o homem que defendera a urgência do regresso ao poder dos pais contra os todo-poderosos filhos

Acusado de tudo, de fascista para baixo, o pediatra líbio-francês Aldo Naouri diz que os pais se demitiram do seu papel de educadores e em vez disso se dedicam a satisfazer a criança, com o único desejo de se fazerem amar. Diz que confundimos frustração com privação. Diz que transmitimos à criança que não só pode ter tudo como tem direito a tudo, içando-a ao topo do edifício familiar, onde ela nunca esteve e onde nunca deveria estar. Diz que um filho hoje não é criado para se tornar ele próprio, mas para gratificar e servir o narcisismo dos pais. Diz que estamos perante uma epidemia que encoraja os pais a seduzirem as crianças, tornando-as assim em seres obsessivos, inseguros, amorfos e emocionalmente ineptos, que não sabem gerir as suas pulsões e são incapazes de encontrar o seu lugar no mundo.

Em resumo, esperava alguém mais parecido com o Deus do Velho Testamento, que me recebesse com raios e coriscos, ou pelo menos uma praga de gafanhotos. Em vez disso, recebeu-me com um sorriso so equivalente ao sol de Lisboa, agarrou-me na mao, perguntou-me por que é que nao tinha filhos e assegurou-me que os homens sao todos uns egoistas. "Portanto, madame, é so escolher um! Sao todos iguais!"

Por entre gargalhadas, falou-se de coisas muito sérias, como aquilo que andamos a fazer às crianças. Ora leiam.

- Entao, nada de democracia para as crianças?
- Nao. E fundamental que estejam numa relaçao vertical: os pais em cima, as crianças em baixo. Porque ha uma diferença entre educar e criar. Criar é dar-lhe os cuidados basicos, dar-lhe banho, alimenta-lo, etc. E como criar galinhas. Educar é haver qualquer coisa que nao existe e que é preciso formar. Por isso a criança nao esta nunca ao mesmo nivel dos pais, nao pode haver uma relaçao horizontal. Se quiser compreender o que se passa na cabeça de uma criança numa relaçao horizontal, imagine o seguinte: você esta num aviao, e o comandante vem sentar-se ao seu lado. Você pergunta, Mas quem é que esta a guiar o aviao? E ele diz, 'Ah, é um passageiro da primeira fila que eu pus no meu lugar. ‘ A criança tem necessidade de alguém acima dela.

- As maes nao se escandalizam com a mudança de habitos que lhes aconselha?
- Nada disso. As maes estao petrificadas na sua angustia e precisam de se libertar. Eu digo, 'mas nao vale a pena angustiarem-se dessa maneira, ser mae é muito mais simples do que vocês pensam'. Digo-lhes que nao vale a pena viverem preocupadas porque a criança nao come, nao dorme, ou vai ter ciumes do irmao. Dou-lhes conselhos basicos e faceis de seguir e tento fazer com que simplifiquem a maximo as suas vidas. O que eu quero é que a criança seja para os pais uma fonte de prazer e felicidade, e nao um foco de sofrimento e angustia, e para que isso aconteça, os pais têm de estar descontraidos.

- As nossas avos nao viviam nessa angústia...
- Pois nao. Mas viviam num mundo em que havia três tipos de ordem: Deus, Rei e pai. Esse tipo de ordem fazia com que existisse qualquer coisa que as transcendia. Hoje todo o tipo de transcendência desapareceu, e quem ficou no lugar de Deus? A criança. As maes que poem o filho nesse altar, eu simplifico a tarefa: digo - Nao se cansem dessa maneira. Nao se preocupem assim. Ponham-se a vocês proprias em primeiro lugar. Claro que nao é uma coisa que elas estejam habituadas a fazer, ou sequer a ouvir, mas nao é por isso que nao podemos dizer-lhes, e nao é por isso que elas vao deixar de ser capazes de o fazer. Acredito que vao ser capazes, porque é urgente: a bem das crianças, e a bem delas proprias. E preciso fazer as coisas de maneira tranquila, porque a mae perfeita nao existe, o pai perfeito nao existe, a criança perfeita nao existe.

- Mas as maes hoje têm uma vida tao dificil, é normal que se culpabilizem...
- Não é por trabalharem fora de casa que têm de se sentir culpadas. Peço às maes: lembrem-se do vosso primeiro amor. Quando nao o viam durante três dias, morriam de saudades. Mas quando o voltavam a ver, assim que batiam os olhos nele era como s nunca se tivessem separado. Com as crianças, é exactamente igual. Quando tornam a encontrar a mae, é como se ela nunca tivesse partido.

- Diz que os pais esqueceram o seu papel de educadores porque querem ser amados pelas crianças. Por que é que isto acontece?
- Como todas as crianças, tiveram conflitos com os pais. E como todas as crianças, amam-nos mas guardaram muitos ressentimentos. E nao querem que os seus filhos tenham esse tipo de ressentimento em relaçao a eles. E pensam que a melhor maneira de o fazer é seduzir a criança para que ela o ame. O que é um enorme erro. Porque nesse momento, a relaçao vertical inverte-se. A hierarquia fica de pernas para o ar, e quando isso acontece, destruimos a crianças.

- O problema é que as pessoas confundem autoridade com violência. Autoridade é fazer-se obedecer, nao é dar uma palmada, que o senhor alias desaprova.
- Completamente! Nao aprovo palmadas de que género for, nem na mao nem no rabo. Ter autoridade nao é agredir a criança. Ter autoridade é dizer: 'Quero isto', e esperar ser obedecido. Quero que faças isto porque eu disse, e pronto. Autoridade é so isto, é assumir o seu dever. Nao vale a pena ser violento, alias porque a criança sente a autoridade. E quando o pai ou a mae nao esta seguro do seu poder que a criança tenta ir mais longe. Quando ha uma decisao que é assumida pelos pais, ela cumpre-a.

- Uma terapeuta de casal dizia que as pessoas hoje nao têm falta de erotismo, dirigem-no é todo para as crianças...
- Sem duvida. E é isso que é urgente mudar. O slogan 'a criança acima de tudo' deve ser substituido por 'o casal acima de tudo'. A saude fisica e psiquica das crianças fabrica-se na cama dos pais. Por que isso nao acontece é que ha tantos divorcios, e depois a vida torna-se muito mais complicada para a mae, o pai e a criança. Se elas decidem privilegiar a relaçao de casal, estao a proteger a criança.

- Educou os seus filhos da forma que defende?
- Sim sim, eu eduquei os meus três filhos tranquilamente. A autoridade significa serenidade, nao violência. Ainda hoje, que eles ja sao mais do que adultos, nos reunimos às vezes para jantar. E no outro dia, falamos sobre as viagens de carro que costumavamos fazer - sempre viajei muito com eles. Quando se portavam mal, eu virava-me para tras e dizia: - Olhem que eu paro o carro e deixo-vos a todos aqui na auto-estrada! - So ha pouco tempo é que percebi que eles achavam que eu estava a falar a sério e que seria capaz de os abandonar na estrada! (ri). Tal é a força da autoridade. Mas isso nao tem importância, o importante é que funcionava! (ri)

- Diz que o pai tem de ser egoista mas também diz que uma das tragédias do mundo moderno é a ausência do pai... Qual é entao o papel do pai, para la de ser egoista?
- Tem duas funçoes: a primeira é a de possibilitar à mae o exercicio da sua feminilidade. A segunda é a de se oferecer ao filho ou filha como um escudo contra a invasao da mae. Porque de outra maneira, a mae vai tecer à volta do seu filho um utero virtual, extensivel até ao infinito. O pai nao esta presente como a mae, mas é preciso que esteja presente.

- Mas hoje exige-se aos pais que façam uma data de coisas, que mudem fraldas, que ponham a arrotar, que ensinem karaté...
- Não é preciso. Porque na cabeça das crianças tudo esta muito claro: aquela que o filho ama acima de tudo é a mae, que sempre respondeu às suas necessidades desde que estava na sua barriga. Se alguém lhe diz 'nao', mesmo que seja a mae, para ele a culpa é do pai. Ou quando muito, da nao-mae. No inconsciente de uma criança, o pai nao existe. So ha a mae. O pai tem de se construir, a bem das crianças e a bem da mae delas.

- Antes de ler este livro nao tinha consciência de que as crianças estavam tao perturbadas.
- Li um artigo recentemente do director do centro médico-pedagogico de Paris, que afirmava que em 2008 tinha recebido 394 novas familias, e que a maior parte tinham problemas psicologicos. No fim da primária, 40% dos alunos ainda nao dominam a lingua, e isto é grave. E nao porque tenham problemas fisicos ou sejam burros: é porque nao os sabemos educar. Mas é uma tarefa dificil, porque mesmo as instâncias governativas vao no sentido de seduzir a criança. Porque as crianças vendem, sao um produto que se compra e se compara. Todo o mundo vai no sentido de deixar a criança fazer o que quer, porque é mais facil que ela nao cresça. Mas o que vai acontecer é que essas crianças, se nao travadas, vao crescer e fabricar sociedades absolutamente abominaveis, onde sera cada um por si, onde nao havera solidariedade.

- Nem cientistas... E o senhor quem o diz...
- (ri). Apesar de tudo, estou optimista. As pessoas querem saber como podem mudar. Nao sou o unico a dizer estas coisas, mas digo-as de forma bruta. Tenho 40 anos de experiência com pais e crianças. E é muito facil mudar, quando começamos a ver a logica das coisas. Além disso, o que eu pretendo é simplificar a vida das pessoas. Nao quero voltar àquilo que se fazia ha um século. Nao quero pais castradores.

- O que é um pai castrador?
- Não é um pai autoritario, é um pai fraco, intranquilo, desconfortavel na sua pele e na sua posiçao. O que eu digo é, a sua posiçao como pai ou mae esta assegurada à partida. So tem de exercê-la. Uma vez, apareceu-me uma mae muito alarmada porque a filha nao dormia. Aconselhei-a a dizer à criança, antes de dormir: 'Podes dormir tranquila. Nao preciso mais de ti hoje.' E a criança dormiu a noite toda. Por isso eu digo no fim das consultas, a todas as crianças, tenham elas 1, 7 ou 14 anos, 'Muito obrigado por me teres trazido os teus pais à consulta. Agora podes ficar descansado, eu ocupo-me deles.'

O QUE DEVEMOS FAZER...
Palavra de ordem: nao compliquem.
Segundo Aldo Naouri, o esterilizador de biberoes nao faz sentido, nem desinfectar o mamilo.
- Os biberoes devem lavar-se com água quente da torneira.
- As nadegas do bebé devem ser lavadas com água e sabao.
- A roupa do bebé pode ser enfiada na máquina como o resto da roupa de casa.
- Em todas as idades, devem tomar-se as refeiçoes familiares em conjunto.
- Um adolescente pode ir vestido da maneira que bem entender.
- Petiscar, no caso de um adolescente, nao é de condenar, porque precisam de imensas calorias.

E O QUE NAO DEVEMOS...
- Rituais antes de dormir, como a historia ou a cantiga, é para irem à vida. So servem para ritualizar o medo da criança. Deve-se mandar a criança para o quarto, e ai ela fara o que quiser com o seu tempo.
- Angustiar-nos com as horas de sono. E absolutamente necessario livrarmo-nos da obsessao do número de horas que eles dormem.
- Nunca, em circunstância alguma, se deve obrigar uma criança a comer.
- Biberao, chupeta e objectos de transiçao devem desaparecer antes do fim do segundo ano da criança.
- Bater nunca: nem na mao nem no rabo.
- Elogiar, so para coisas excepcionais.
- A criança nao deve escolher a sua roupa.
- Uma ordem nao tem de ser explicada, tem de ser executada. A explicaçao que é dada ao mesmo tempo que a ordem apaga a hierarquia. Se quiser explicar, so depois da ordem cumprida. A figura parental nunca, mas nunca, tem de se justificar perante o filho.

Para ler: 'Educar os Filhos', Aldo Naouri, Livros d'Hoje

sexta-feira, abril 23, 2010

DANIELA RUAH

Tem sido bom ver a Daniela dar cartas numa série como Investigação Criminal de uma forma tão soberba. Desde os tempos em que apareceu com a Vera Kolodzig que olhei para ela com particular atenção. Gosto de a ver..

segunda-feira, abril 19, 2010

CINZAS NOS CÉUS

Uma demonstração pujante de como as coisas nem sempre estão nas nossas mãos. Quem será que alterou os planos de milhares e milhares de pessoas? Pois.. As cinzas!

HELP

E se a mulher que adormeceu ao meu lado, de repente, começasse a ressonar? Medonho, garanto-vos!

sábado, abril 17, 2010

TEMPO

Aos meus bons leitores, peço desculpa pela ausência que se te verificado.

Ando de distrito em distrito, já devo ter percorrido mais de 2000kms de carro nos últimos dias e regra geral nessas zonas o acesso à internet é inexistente. Ossos do ofício.

Prometo um regresso regular para breve.

terça-feira, abril 13, 2010

RUMO...

Depois de um jogo destes em que ficou demonstrado que este Benfica podia facilmente ter despachado o Liverpool (Só eu sei o quanto lamento não o termos feito), os empregados dos Porcos lá vieram acenar com a abitragem para justificar mais uma derrota. Depois do penalty que ficou por marcar (mão de Carriço), depois de já estarem a 26 pontos, ainda têm a lata de falar em arbitragens. Carneiros dum raio!

Moutinho, nem nas convocatórias do Benfica teria lugar. Será que ele já pensou nisso? Será que ele se lembrou disso antes de dizer aquelas baboseiras?

Enfim, grande Benfica! David Luiz, Ramires, Cardozo.. Aimar! Que sonho..!

... ao 32º título!

DÚVIDAS

Para os que já duvidavam, devo dizer que continuo bem vivo! (Hihi) Ando é MUITO ocupado.

Ou pelo menos, andei.

sexta-feira, abril 09, 2010

PRINCÍPIO, FIM

Constato haver muito poucas pessoas que vivem de acordo com os seus princípios. Ou será que esses princípios estarão assim tão perto dos fins?

quinta-feira, abril 08, 2010

LIGA EUROPA

E aí está o fim de um sonho. Para milhões de benfiquistas (incluo-me nesse lote).

Terão sido demasiados equívocos de Jesus ou o priorizar definitivo ao Campeoanto? Quero acreditar nos equívocos. Mudar 2 jogadores na defesa, alterando 3 posições contra uma equipa que é fortíssima em contra-ataque e tem Gerard, Kuyt e Torres só pode ser um equívoco. Que eu lamento profundamente. O Benfica poderá ter perdido uma das melhores oportunidades para se reassumir como um clube forte e vencedor na Europa. O 11 de sempre, tinha eliminado "de caras" este Liverpool. Paciência. Concentremo-nos então no grande objectivo de Jesus O Campeonato! (Eu pessoalmente queria ganhar tudo.. Para mim também é mais fácil).

A exibição de Júlio César  veio confirmar o óbvio: o Benfica precisa de guarda-redes! Rúben Amorim e Luisão não compremeteram estando ao seu nível. Já Sidnei não podia ter estado em campo porque, mesmo sendo um grande jogador a sua falta de ritmo é comprometedora e David Luiz na esquerda transforma-se num jogador banal. Lembram-se de Quique? Javi Garcia teve mais que as encomendas e Di Maria não existiu. Ramires e Carlos Martins foram os melhores do meio-campo. Jesus voltou a equivocar-se substituindo Carlos Martins e deixando o "avançado" Aimar (Lembram-se de Quique, novamente?) em campo. Cardozo.. Onde andas tu? Kardec, se mantiver a atitude será grande.. Grande! Resumindo, não tivemos andamento. Saviola, tenho saudades! Fábio, senti a tua falta!

Adeptos fantásticos hoje naquele estádio. Das duas equipas. Uma vénia aos que gritaram o nome do Glorioso bem alto no fim do jogo após copiosa derrota! Viva o Benfica!

SONHOS...

Hoje fui pedir um orçamento para este menino...


Ainda não dá. Terei que continuar com este.

segunda-feira, abril 05, 2010

RUMO...

Início desastrado esta noite. Os piores 15 minutos da época.

Mas a estrelinha de campeão já começa a brilhar. Um Benfica com alma e no fim, coberto de glória!

... ao 32º título!

O DIA SEGUINTE

Diz que é um programa que dá na SIC.
Antro de cacófagos, digo eu...

A PROPÓSITO DA PEDOFILIA...

A Igreja e o crime da pedofilia

Naquilo que sobre a pedofilia tem vindo a público é necessário fazer a distinção entre notícias e boatos, entre factos e suposições, entre interpretação e manipulação.

No que diz respeito à Igreja, importa distinguir entre o que são crimes hediondos, praticados contra crianças indefesas, e aquilo que surge como uma ofensiva, programada e violenta, contra o Papa Bento XVI. (?) Por quem? Por quê? Ofensiva violenta contra o Papa Bento XVI? Mas alguém se lembra das crianças, por favor?
De igual modo, é necessário perceber que sendo a pedofilia um crime repugnante, ele atinge diferentes patamares sociais e diversos ambientes familiares; pessoas que não têm fé e outros que a têm; pais de família e celibatários; variadas confissões religiosas e não apenas uma delas. É essa a defesa?
O problema da pedofilia não pode ser desligado também da sexualidade irresponsável, flagelo recorrente na História da Humanidade. Ok.. E o que é que os padres, bispos e afins têm a ver com a sexualidade irresponsável?
É por ser uma tragédia multifacetada, envergonhando diferentes sectores da vida social, que o fenómeno da pedofilia é mais preocupante. Estivesse a pedofilia circunscrita a uma só área e seria mais fácil combatê-la. Seria, sem dúvida. Será muito importante também que se combata de facto onde já se sabe que existe. Assim a Igreja cumpra com o seu papel no que ao combate no seu seio diz respeito.
A complexidade do tema implica uma análise séria e responsável, obrigando todas as Instituições a assumir a verdade e a colaborar com a Justiça; procurando proteger as vítimas e reforçando a prevenção. Todas as instituições a assumir a verdade? Quais? Comecemos pela Igreja, sff..
Essa é, de resto, a orientação da Igreja Católica. Sim? Ok.

in Rádio Renascença

Pessoalmente fiquei sem perceber se isto é uma notícia ou um comunicado da Igreja. Podem ler aqui. Pessoalmente também, seja lá o que isto for, cheira-me a que esteja coberto/a de hipocrisia.

NOTA: As frases em itálico são os meus comentários. Não vá alguém querer processar-me por alterar notícias.

ESTADO DE CHOQUE

Acabei de ter uma reunião com um homem cujos pêlos do nariz facilmente se confundiam com o bigode. E eu que pensava que já nada me deixava em estado de choque..

Mas como será que admitem um tipo destes para director de exportação?

Bem, não devo perceber pelo trauma. Não sei.. Estou confuso!

FIM DE SEMANA

Não vi filmes mas voltei a jogar a PS3 depois de quase 2 meses de interregno. Deu para finalmente perceber a qualidade ou não do PES10. Não é mau mas também não é nada por aí além.

Domingo, ao almoço voltei a comer beringela. Adoro e já não comia há muito tempo.

Ao jantar a L. como companhia. E ela parece que adora surpreender-me com as palavras. Palavras que aos poucos estão a levá-la o seu objectivo. Aguardam-se as cenas dos próximos episódios.

sábado, abril 03, 2010

PAZ VEGA


Quando uma mulher deixa de ser apenas uma mulher..

AINDA VÃO A TEMPO!


Uma vez que estou farto do meu Blackberry e porque quero de volta um pouco da magia do HTC, alguém se disponibilza a oferecer-me um?

Vá lá.. Só passaram poucos dias desde o meu aniversário! Ainda vão a tempo!

sexta-feira, abril 02, 2010

SOBRE ALGUMA IMPRENSA PORTUGUESA

Obviamente para os parciais que fazem da omissão a sua principal característica. E como é óbvio na sequência de algo que li.

Respeitem quem vos dá de comer! Um poema de Álvaro de Campos.

Ora porra!
Então a imprensa portuguesa é
que é a imprensa portuguesa?
Então é esta merda que temos
que beber com os olhos?
Filhos da puta! Não, que nem
há puta que os parisse.
Álvaro de Campos

WHAT A NIGHT...!

Noite perfeita ontem.. Bela noite a de ontem.. MAS QUE GRANDE NOITE!

E quando duas pessoas se completam em momentos tão inesquecíveis?

Sabe bem!

DIABOS VERMELHOS

Uma noite à Benfica ontem no Estádio da Luz.

Domínio completo e absoluto ao adversário nos 90 minutos. Um Liverpool parecido com muitas equipas de segunda linha portuguesa que saíram vergados a um domínio irresistível de uma das melhores equipas do Mundo. O resultado pecou por escasso: 2 penaltys marcados, 2 por marcar e um Cardozo perdulário como nunca.. O Benfica resolveu a eliminatória ontem. O árbitro e Cardozo adiaram-na.. Até Anfield.

NOTA: Tenho que parafrasear Pinto da Costa: "O Benfica foi melhor fora de campo."

Foi sim senhor. Não há público como aquele.. Não há mesmo! Para quem viu o jogo na SIC a imagem do menino a chorar de alegria no primeiro golo é.. Lapidar! O Benfica é melhor dentro e fora do campo!

UPDATE: Citação do jornal "The Telegraph"
"Forget the notion that this was only the Europa League. Estadio da Luz is a Champions League arena, its deafening roar a Champions League atmosphere"...

Sintomático!
A imprensa estrangeira sempre nos informou melhor que a nossa.. O pior é que até mesmo em assuntos do foro interno.