quinta-feira, março 04, 2010

NOTÍCIAS

Há algo que me intriga.

Qual é o verdadeiro serviço informativo que temos em Portugal na televisão? SIC Notícias, TVI 24 ou RTPN?

Vamos ver. Do alto da minha ignorância, eu coloco as coisas de seguinte modo: Benfica, Porto e Sporting? Pois, explico..

Todos os anos deparamo-nos com alguma tragédia de maior realce. Infelizmente é assim e vai continuar. Ora são as torres gêmeas, um tsunami, a Maddie, o Haiti ou a Madeira.. Ora os nossos serviços informativos estão sempre lá o que é óptimo, quais concorrentes ao título (daí a referência àqueles 3 clubes ali em cima) da cadeia de televisão que transmitiu a notícia por mais tempo.. Eu até desconfio que andam a contar os minutos uns dos outros para estar sempre um segundinho a frente. Gente grande e competitiva dirão uns. Uns pobres, digo eu.

Convido a quem queira passar uma vista de olhos aos noticiários internacionais. A duração é sempre a mesma e a informação centrada em assuntos que interessam mas tratados de uma forma clara e objectiva. Fiquei mais elucidado com o que se passou na Madeira na BBC, CNN ou até na Euronews do que na SIC, TVI e RTP (mais grave para esta última que eu já nem sei que tipo de televisão é). Os nossos jornalistas são cada vez mais escritores (José Rodrigues dos Santos faz uma figura simplesmente lamentável no seu último livro) ou actores. No caso dos actores basta ver a reportagem de uma TV à sua escolha.

A informação deve ser: Simples, objectiva. Acho eu..

2 comentários:

Helena disse...

E achas muito bem!

Beijinhos

Helena

Random Blogger disse...

achas tu e achas muitissimo bem. em França o telejornal não tem nada a ver com o daqui. é mais breve e mais objectivo. Aqui é muito popularucho. Objectividade nem vê-la quanto mais imparcialidade.. enfim, falam muito dos politicos do nosso país, mas os jornalistas...nao sao bem melhores!