sexta-feira, maio 27, 2011

O MEU TESTEMUNHO

Consultem este link:
Antes de pensarem em mais qualquer coisa, devo dizer que ao contrário de todos os não-benfiquistas, não tenho absolutamente nada contra qualquer outro clube. O que me motiva ou desmotiva são as prestações do meu. O que me pode entristecer é pura e simplesmente a não conquista de títulos ( o que, consequentemente dá títulos a outros, penso eu ) e aquele marasmo que por vezes parece tomar conta do Benfica. Se essa será sempre uma questão muito discutível, indiscutível é, que hoje, muitos dos valores inicialmente idealizados e implementados por Cosme Damião estão nas ruas da amargura. Muita gente não sabe mas, ser benfiquista é, para os que sentem o clube, mais do que um simples adepto de bandeirinha e conversa de café, um modo de vida.

Este link vai mostrar que o Benfica continua a ser o 9º melhor clube da história do futebol. O 2º português (Fc Porto) aparece em 29º e o 3º (Sporting) em 47º. Tudo explicadinho para os que gostam de desvalorizar. Títulos contabilizados, pontos por vitória em cada competição, número de jogos, vitórias empates e derrotas. Indiscutível portanto.
Esta distinção deve no entanto ser olhada com responsabilidade por parte de quem vive hoje o Benfica. Manter o clube fiel ao seu passado, à sua história, em tempos tão conturbados é de uma responsibilidade que deve ser encarada com a grandeza do próprio clube.

No entanto, não tendo nada contra clube algum, tenho algo contra falsos mitos. Porque esses deturpam a história. Tenho também algo contra os criminosos. Porque esses, regra geral, só têm sucesso no insucesso dos outros. Deturpam a verdade. Como benfiquistas aprendemos a ganhar e a perder. Sempre com honra. Nem sempre com dignidade. Nunca aprendemos a ser roubados. Coisas da vida. E é exactamente aí que o "polvo" mexe-se e tenta atingir o Benfica.

O sempre presente complexo de inferioridade é uma das maiores provas da falta de à-vontade com que aqueles "títulos" são conquistados: Vide todas (!) as conferências de imprensa de AVB, a partida para a final de Dublin onde o Benfica foi recordado pelo maior criminoso deste país e, a cereja no topo do bolo, a frase após a conquista de um título Europeu: "O nosso objectivo é ultrapassar o Benfica em número de títulos". Os cânticos nas ruas onde a palavra "SLB" é a mais usada nos festejos dum título do Fc Porto já nem surpreendem. Fazem parte da cultura. Apesar de 30 anos de um sistema brutalmente corrompido em que só ganha quem o Papa quer, apesar disso tudo, somos o 9º melhor clube da história. A nível Europeu.

O jornal Marca, lançou há algum tempo uma rubrica para os seus leitores onde lhes dá a possibilidade de colocarem as suas questões ao seu director-adjunto, Santiago Segurola. A Marca, como se sabe, é uma referência na informação desportiva mundial a par, p.ex, do L'Equipe e da France Football.
Atentemos numa das perguntas e respectiva resposta:
Buenas tardes, la verdad es que ya me preocupa ni que los medios os hagais eco de mi pregunta, suena al menos raro. Te la haré por si te da un ataque de valentía y optas por afrontarla. Despues de los escándalos de mafia en portugal, Francia, Italñia, Inglaterra, compra de partidos bajo sospecha en la champions. No crees que se dberia de proteger un poco mas este deporte poniendo limitaciones a los árbitros y que sus errores sean investigados, y que las penalizaciones en casos claros sean ejemplares?. Es España un país diferente al resto del mundo??. Y una segunda pregunta, tu crees, que tal como esta hoy el mundo del futbol, un árbitro a día de hoy si quisiese podría influis en un resultado???. Enviada por fueracorrupcion
Es terrible lo que está pasando en el fútbol, un poco ante la mirada condesciente del periodismo. En los últimos años se han comprobado casos de dopaje masivos en Italia, caso Juventus, y de compraventa de partidos tanto en Italia como en Portugal, con equipos como la Juve y el Oporto en medio del embrollo. Las autoridades del fútbol, el periodismo y los propios profesionales del fútbol (entrenadores, directivos, árbitros y jugadores) deberían estar más vigilantes ante algo que no es ficticio es real. Hay gente que pone tanto empeño en ganar, en proclamarse ganadores, que traspasan las reglas de una manera obscena. Una de las cosas que más sorprenden de todo esto es la reiteración en los nombres de los equipos. Son casi siempre los mismos: Juventus, Oporto...
Meus caros.. Palavras para quê?

Outro assunto que está na berlinda agora, é o número de títulos que Benfica e/ou Porto ganharam e quem ganhou mais. Curiosamente, ninguém discute quem ganhou melhor porque aí parece não haver margem para grandes discussões. A mim não me interessa nada esta discussão, tão simplesmente porque sem putedo, as nossas valem cada uma delas dez vezes mais (pelo menos) que as deles. Mas já agora:

CAMPEONATOS - BENFICA 32 / PORTO 25 / SPORTING 18
TAÇA DE PORTUGAL - BENFICA 27 / PORTO 20 / SPORTING 19
TAÇA DA LIGA - BENFICA 3 / PORTO 0 / SPORTING 0
LIGA DOS CAMPEÕES - BENFICA 2 / PORTO 2 / SPORTING 0
LIGA EUROPA - BENFICA 0 / PORTO 2 / SPORTING 0
TAÇA DAS TAÇAS - BENFICA 0 / PORTO 0 / SPORTING 1
TAÇA LATINA - BENFICA 1 / PORTO 0 / SPORTING 0
TAÇA INTERCONTINENTAL - BENFICA 0 / PORTO 2 / SPORTING 0

FALTA A SUPERTAÇA CÂNDIDO DE OLIVEIRA, ONDE O PORTO RECUPERA TODA A DESVANTAGEM QUE TEM AQUI NESTES OUTROS TÍTULOS. FAÇAM LÁ AS CONTAS SFF QUAIS SÃO, DE FACTO, OS MAIS IMPORTANTES.
Alguma imprensa anunciou o FC Porto como o novo "Maior Clube Português". Está bem, mesmo que isso signifique ter menos 14 títulos dos 2 mais importantes do que o clube com mais adeptos em Portugal e mais sócios no Mundo. Nós aceitamos tudo.

Branquear a verdade é um dos maiores crimes. Eu não estou disposto para isso.

segunda-feira, maio 16, 2011

Fico sempre muito curioso em relação àquelas pessoas para quem a perfeição existe de alguma forma. Até porque só alguém imperfeito (como todos afinal) pode ter uma consideração dessas.

Um dos maiores erros que existe em sociedade e, mais especificamente, em casal, é a nossa determinação em "fazer" alguém feliz. O maior conselho que se pode dar a uma pessoa que se considere infeliz é, que seja ela mesmo em qualquer momento da sua vida. Quando nos sentimos bem com nós próprios pouco nos abala o que se passa à nossa volta. Isso é bom se devidamente intercalado por momentos de bom senso.

A propósito de uma mulher sempre muito simpática que julgava o seu marido por ser demasiado anti-social. Mas apesar disso, ele era feliz. Sentia-se bem com a sua condição. Precisava pouco da sociedade porque era feliz consigo próprio. Cada um tem a sua maneira e importante é que saibamos sempre até onde podemos ir. Acabou por deixá-la apesar de tudo. Apesar do amor. O que ele sentia por ele próprio, era maior. Narcisista? Não me parece.

Livre.

NÃO É DISSO QUE SE TRATA

Não se trata de discutir o número de fãs. Nem de perceber se é boa ou não, porque não é. Não me merece qualquer discussão. Mas parece-me óbvio que alguém que faça isto simplesmente não pode bater bem da cabeça. Reparem, quando digo que não se trata de discutir, quero dizer isso mesmo. Porque é perfeitamente aceitável que seja isso mesmo que faça com que haja tanta gente a segui-la e que goste dela. Duvido é que saibam o que isso é.

domingo, maio 15, 2011

Ando um pouco alheado disto tudo. Já devem ter percebido. Por falta de tempo. Novos projectos. Cada vez maiores exigências. Ou talvez seja só eu a ficar velho. Sei lá.

O PASSADO NO PRESENTE

Quando parti para esta viagem nada fazia prever o que iria encontrar. Um cenário de uma guerra mal acabada num País completamente virado para a evolução. Mas é um País tão grande que consegue guardar cenários tão remotos como aqueles com que nos deparamos de vez em quando. Imaginem que estas fotos são de vestígios da Guerra Colonial. Ainda tão vivos nas mentes e no espaço.

 

domingo, maio 08, 2011

ESTADOS

É impossível sair de um sítio daqueles como se nada tivesse acontecido. Um lugar onde se visita a morte tão temida por uns, ignorada por outros e ansiada por alguns poucos. Serve para criar frustração em todos. Resignação no homem mais forte. Dois sentimentos que homem algum viverá sem sentir.

A cerimónia funerária dos muçulmanos pode ser absolutamente devastadora. Um corpo envolto num lençol branco, sem caixão, aguardado na cova por um ou dois dos familiares mais próximos que receberão esse mesmo corpo e tratarão de enterrá-lo. A terra, o suor, as pessoas à volta olhando para aquele momento com as suas faces carregadas de um sentimento de pura recordação. A recordação de um dia que está para vir. Mesmo estando para vir recorda-se. Porque é incontornável. Pode ser devastadora. Pode libertar. Tem momentos para as duas coisas.

Assistir a um funeral deixa-nos sempre abalados. Porque um dia alguém que amamos estará ali e teremos então a certeza de que chegou o fim. Até ao momento em que a cova se tapa definitivamente e uma flor é plantada e regada. E esse será o gesto de maior esperança num momento destes. Uma esperança justificada.

A morte é isto. Uma certeza. Um eterno paradoxo também.

O que acontece depois da morte?

sexta-feira, maio 06, 2011

Leiam isto. É mais ou menos o que sinto.

No mais dar Parabéns ao Braga que foi superior durante todo o jogo.